Ministério Itinerante:o que seria?


"Depois que cessou o alvoroço, Paulo mandou chamar os discípulos e, tendo-os fortalecido, despediu-se e partiu para a Macedônia. E, havendo andado por aquelas regiões, fortalecendo os discípulos com muitas palavras, veio à Grécia".   

At 20:1, 2 

Nem de longe o ministério de Paulo embasa a tal itinerância atual. Paulo chegou a trabalhar secularmente para se sustentar enquanto atendia as igrejas, e ao invés de buscar o dinheiro das igrejas, ele levava dinheiro às igrejas pobres, ou seja, o ministério dele também compreendia e alcançava as igrejas pequenas e pobres, bem o inverso do que se vê atualmente. E por outro lado seu objetivo era trabalhar pela igreja, o contrário de hoje onde os  itinerantes trabalham para si apenas, e não dão resultado algum para a  igreja em que congregam. E se deixam alguma marca em suas próprias igrejas, é a marca de suas ausências. 


O Ministério Itinerante genuíno seria válido se as pessoas fossem aptas a percorrer o campo daquela igreja para instruir os líderes nas questões burocráticas, financeiras, jurídicas e administrativas. Aptos a ensinar as doutrinas do Evangelho, a formar novos obreiros, e fortalecer a fé dos irmãos, e assim por diante. 


Pr Odair Filho

Postar um comentário

Anterior Próxima

نموذج الاتصال