E se não adiantar orar?

 

Certa vez Deus usou ao profeta Jeremias para avisar a Judá (povo de Deus = Igreja), que viria um mal inevitável (Babilônia - vírus) sobre toda a Nação (instituições), e que não adiantaria orar por "misericórdia", Deus ainda disse que não ouviria nem mesmo as orações de Moisés e de Samuel (Jr 15:1, crentes piedosos).

A única forma de sobreviverem ao mal seria aceitando as condições do cativeiro, Jr 15:2. Deus disse que era Ele mesmo quem estava entregando seu povo ao cativeiro, Jr 15:3. 

O motivo o Senhor revela em Jeremias 15:4: "Tu me deixaste, e tornaste para trás".


Todavia, esse não seria o fim de Judá, mas apenas a ferramenta de Deus para consertar o seu povo.

Dessa forma Ele lhes disse: "Se voltares, então te trarei, e estarás (novamente) diante de mim..." (Jr 15:19).

Hoje (2020), a ferramenta de Deus é uma pandemia, não foi Ele que a enviou, mas permitiu que acontecesse e atingisse até mesmo o seu povo (Igreja). Templos fechados não por perseguição religiosa (o que um dia será), mas por questões sanitárias, que não deixam de causar ardente expectação. Mas da mesma forma que Deus disse a Judá sobre o cativeiro babilônico, viveria quem se submetesse, e que não adiantaria orar, nem Moisés ou Samuel seriam ouvidos por Deus (Será que somos mais piedosos que aqueles dois homens?)

Precisamos entender que não é hora de confronto, é hora de reconhecer que se Deus permitiu é porque há razões para isso. Há certamente necessidade de se corrigir o roteiro da Igreja. Ele é Dono dela, e esse fator caiu no esquecimento de muitos líderes e liderados. Estão servindo a Deus conforme suas próprias conveniências, às vezes os interesses são dos mais espúrios possíveis. Quem deve se preocupar no momento é o incrédulo, o ímpio, e o crente infiel. Os fiéis devem descansar no Senhor e usufruir da paz exclusiva à Noiva, (Jo 14:27).

Com relação ao papel da Igreja em manter as portas abertas para socorrer possíveis desesperados, o fato é que um doente não consegue curar ninguém. É momento de a Igreja ser tratada, curar suas doenças contraídas pelo vírus do pecado que até então estava incubado, no entanto o período de latência terminou, e agora a enfermidade veio à tona. Os supostos desesperados devem saber que o socorro vem do Senhor da Noiva, não da Noiva do Senhor. Igualmente, tudo isso é só um ensaio para o pior que há de vir. Haverá um tempo em que o Templo será fechado para não mais se abrir. No momento o que podemos fazer é apenas replicar o trecho da oração de Habacuque:

‘...Senhor, na tua ira, lembra da misericórdia’. (Hc 1:2), e confiar que a vontade Dele, e por mais que seja sua permissiva, ela é boa, agradável, e perfeita. (Rm 12:2).

Pr Odair Filho

Postar um comentário

Anterior Próxima

نموذج الاتصال