Pentecostais são filhos herdeiros da Reforma

Pentecostais são filhos herdeiros da Reforma


Dia 31 de outubro, comemoramos o dia da Reforma Protestante.  No ano de 1517, o monge agostiniano Martim Lutero colocou as 95 teses no Castelo de Wittenberg. O desdobramento desse ato, iniciou uma nova era que mudou os aspectos sociais, econômicos, antropológico e religioso. O objetivo de Lutero era uma questão teológica contra os pressupostos do Catolicismo Romano, mas a causa levou rupturas que trouxeram mudanças na história. Ignorar a importância da Reforma, é negar as suas contribuições que ainda usufruísmo em nossos dias.  

O famoso axioma da Reforma que é conhecido como "cinco solas" não foi estabelecido pelos reformadores, mas no século passado, foi colocado para resumir a essência da teologia dos reformadores. Essa essência está baseado em cinco pontos: "Somente a Escritura, Somente Jesus Cristo, Somente pela graça, Somente pela fé e Somente a Deus a glória". 

E os Pentecostais seguem os axiomas? Embora o movimento Pentecostal não tenha nascido no período da Reforma -- seu nascimento foi no século XX na Rua Azusa --, os pentecostais, desde então, seguem os cinco solas.  

O primeiro sola é "Somente as Escrituras": assim como os reformadores tinham o desejo do retorno das práticas da igreja primitiva por intermédio da Bíblia, os pentecostais também têm esse anseio de  retorno às Escrituras, principalmente sobre o livro de Atos. Segundo Menzies, "os pentecostais são o 'povo da Bíblia'. Embora os pentecostais incentivem as experiências espirituais, fazem-no com olho atento às Escrituras" (MENZIES, 2016, p. 90). Nós pentecostais cremos que as experiências que os apóstolos viveram, a igreja de Cristo pode vivenciar.  Podemos parafrasear Robert Menzies em seu livro: "Pentecoste  - Essa história é a nossa história."

Segundo sola é o "Somente Jesus Cristo": os reformadores sempre destacaram a centralidade da pregação em Jesus Cristo.  Porque Ele é o Senhor da Igreja e Salvador do mundo. Os pentecostais seguem esse lema na sua essência.  A Declaração de Fé afirma que "cremos, professamos e ensinamos que o Ele é o Filho de Deus e o único mediador entre Deus e os seres humanos, enviado pelo Pai para ser o Salvador do mundo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus". (SOARES, 2017, p. 301. Os Pentecostais são conhecido como "povo que dão ênfase ao Espírito Santo". Mas tudo começa com o Senhor Jesus.  Porque Ele que salva, cura, batiza com o Espírito Santo e breve voltará. 

Terceiro sola é o "Somente pela Graça": os reformadores foram enfáticos com a graça de Deus, pois estavam combatendo as indulgências que o Catolicismo Romano oferecia ao povo. Portanto, esse tópico é o assunto mais destacado na Teologia Sistemática. Os pentecostais reconhecem a importância da operação da graça de Deus na vida dos seres humanos. Em suas raízes históricas, "a teologia pentecostal se identifica com o arminianismo, sabemos que a teologia arminiana crê na manifestação da graça de Deus" (FONTES, 2018, p. 58).  Os pentecostais acreditam que a graça de Deus não é seletiva, mas é oferecida a todos, pois Ele não faz acepção de pessoas. 

A quarta sola é a  "Justificação pela fé": essa doutrina é marco forte de Lutero. No seu contexto religioso, o Catolicismo Romano enfatiza as obras. Lutero confronta a igreja da época com essa doutrina, destacando que nenhum ser humano tem mérito algum na "ordem da salvação ". Essa doutrina bíblica que durante um tempo a Igreja católica ignorou, ganha a sua importância dentro da Reforma.  Os pentecostais não são diferentes com as outras tradições evangélicas.  Os pentecostais creem que não temos nenhuma mérito na salvação.  Essa doutrina bíblica é um pontos forte na Reforma Protestante. Os pentecostais reconhecem a riqueza dessa doutrina, porque "ninguém poderá atingir a condição de salvo em Jesus, se não for por Ele justificado" (BRUNELLI, 2016, p. 346). 

O quinto sola é o "Somente a Deus a glória": o Catolicismo Romano rebaixou a adoração a Deus. Sua adoração não é 100% para Ele.  Adoração ao Eterno infelizmente não estava sendo correta segundo o que as Escrituras ensina. Os reformadores restauraram a adoração a Deus. Sendo Deus digno de adoração, porque colocar algo inferior a Deus como objeto de adoração? Os reformadores reagiram essa prática negativa.  Os pentecostais, não foram diferentes, pois sempre demonstravam a importância da adoração somente a Deus. O hinário das Assembleias de Deus, Harpa Cristã de número 124, destaca  que  "Todos juntos O Louvemos; Grande Salvador e Redentor.  Todos O Louvemos, Régio Dominador"(BÍBLIA DO OBREIRO COM HARPA CRISTÃ, 2009, p. 1846).

Concluímos que os pentecostais são herdeiros da Reforma Protestante.

Ediudson Fontes é formado em Bacharel em Teologia pela Fateos.  Convalidou o diploma na Fatin. Pós-graduado em Ciência da Religião pela Faculdade Kennedy. Mestre em Teologia Sistemática (Curso Livre). Professor de Teologia de várias disciplinas. Escritor, Colunista da Revista Clube de Sabedoria online e Consultor Teológico do blog O Cristão Pentecostal.  Pastor auxiliar da Assembleia de Deus Cidade Santa em Vista Alegre  - RJ.


Referências Bibliográficas:


BÍBLIA OBREIRO APROVADO (ARC) - HARPA CRISTÃ.  Rio de Janeiro.  CPAD.  2009.

BRUNELLI, Walter. Teologia para Pentecostais  - Uma Teologia Sistemática Expandida. Volume 3. Rio de Janeiro.  Central Gospel. 2016.

FONTES, Ediudson.  Reforma Protestante e Pentecostalismo  - A conexão dos cinco solas e a Teologia Pentecostal.  São Paulo.  Editora Reflexão.  2018. 

SOARES, Esequias da Silva.  Declaração de Fé das Assembleias de Deus.  Rio de Janeiro.  CPAD.  2017.

MENZIES, Robert.  Pentecoste  - Essa história é a nossa história.  Rio de Janeiro.  CPAD. 2016.


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